BIOGRAFIA
MARINA SANTANA, atriz, diretora de voz, cantora e compositora brasileira.
Formada pelo Teatro Escola Célia Helena, estudou atuação de voz original com os diretores Melissa García, Bob Bergen, Andrea Romano, Ned Lott, Collette Suderman, Keythe Farley e a diretora de casting da Disney Jennifer Trujilo em Los Angeles; construção de personagem com Inês Aranha no Núcleo Experimental; teatro verbatim com o diretor Herbert Bianchi; teatro de improviso com Gustavo Miranda na Casa Do Humor; atuação para cinema no Studio Fátima Toledo; atuação para cinema com o ator e diretor Vinícius de Oliveira; canto musical com Rafael Miranda; canto popular brasileiro com Luisa Toller na escola Canto do Brasil.
Diretora de ADR para cinema no longa metragem Lino, filme campeão de bilheteria de animação nacional. Diretora de voz original das séries Buzzu e Ninjin.
Deu voz a diversos personagens em dublagem como Eve em Invencível, para Amazon Prime; Monika/Klaudia em Amor2, para Netflix; June em O Parque dos Sonhos, para cinema; Kate em Everything Sucks, para Netflix; Trunks em Dragon Ball Super, para o Cartoon Network; kid Zoro em One Piece, para Netflix; Katsuma em My Hero Academia. Em localização de games com Raze, Valorant; Zeyna, Call of Duty Black Ops - Cold War; Cindy, Grand Chase. E em voz original como Cacupé em Papaya Bull, da Nickelodeon; Jet Nitro em Ico Bit Zip, série indicada ao Emmy 2020; Yuko em Bóris e Rufus da Disney XD; Jonas, Bruno e Isa em Tuca, o Mestre Cuca, da NatGeo Kids.
No teatro participou dos espetáculos Hotel Mariana e Projeto Revide, ambos com direção de Herbert Bianchi; do musical É Proibido Miar, adaptação de livro homônimo de Pedro Bandeira, com direção de Marcelo Klabin; Enquanto Seu Lobo Não Vem, com direção de Suzan Damasceno; e Os Que Tem A Hora Marcada, de Elias Canetti, com direção de Fernando Nitsche.